quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

CONFERÊNCIA DA QUARESMA NO SEMINÁRIO DE VILA REAL


Integrada nas actividades do Centro Católico de Cultura, vai-se realizar no dia 23 de Março, pelas 21 horas, uma Conferência Quaresmal, no Seminário de Vila Real. Essa conferência estará a cargo do senhor Padre Arlindo Magalhães, doutorado em Pastoral e, desde há muitos anos, responsável pela Comunidade da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia.
Fazendo parte do Curso da Escola Diocesana de Educação da Fé, esta Conferência Quaresmal é dirigida não apenas aos que frequentam as aulas, mas a todos os que pretendam aprofundar a sua fé com os meios colocados ao seu alcance. Tendo como pano de fundo a nova evangelização, o conferencista abordará os seguintes temas:
1. É urgente recentralizar o Baptismo na acção pastoral da Igreja em Portugal e dar início a uma verdadeira “iniciação cristã inspirada na pedagogia catecumenal da fé”.
2. Poderá o domingo ser a “ponta da meada” capaz de desembaraçar a “pastoral de manutenção” da Igreja em Portugal, abrindo caminho a uma nova evangelização?
Tendo nascido no Porto em 1944, o Padre Arlindo de Magalhães Ribeiro da Cunha, depois da sua ordenação sacerdotal, trabalhou como formador no Seminário Maior do Porto. Foi depois nomeado pelo então Bispo do Porto, D. António Ferreira Gomes, como Presbítero da Comunidade da Serra do Pilar. Defendeu a sua tese de doutoramento na Pontifícia Universidade de Salamanca, sobre São Gonçalo de Amarante e o seu tempo e é Docente de Pastoral na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

NOVA EVANGELIZAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

NOVA EVANGELIZAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Formação Permanente do Clero da Diocese de Vila Real/2012

Este ano, a tradicional “Reciclagem do Clero da Diocese”, integrada na Formação Permanente do Clero, é realizada em colaboração com a Universidade Católica – Faculdade de Teologia. Este programa procura responder a duas preocupações muito importantes.
Em primeiro lugar o tema. Como é do conhecimento de todos, a Nova Evangelização será o tema do próximo Sínodo dos Bispos. Daí a actualidade de reflectir sobre a missão da Igreja para propor o Evangelho em novos moldes e com fervor renovado.
Em segundo lugar, hoje mais do que nunca, a necessidade da formação permanente do Clero para melhor servir o Evangelho de Jesus Cristo.
Chamo ainda a atenção para o programa do dia 7 de Fevereiro que terá lugar só no Porto, na Universidade Católica, situada na Foz.

Terça-feira, 7 de Fevereiro de 2012 - PORTO
09.45 h: Abertura - D. António Taipa, Bispo auxiliar do Porto
10.00 h: D. Adolfo González Montes, A Nova Evangelização da Europa: que Sentido?
11.30 h: D. Adolfo González Montes, Que Igreja para a Nova Evangelização?
14.30 h: António Abel Canavarro, Nova Evangelização e Novas Espiritualidades
15.30 h: José Manuel Macedo, Há lugar para Acção Católica na Nova Evangelização?

Quarta-feira, 8 de Fevereiro de 2012 - VILA REAL
O9.45 h: Abertura - D. Amândio José Tomás
10.00 h: Arnaldo Pinho, Evangelizar numa sociedade secular I
11.30 h: Arnaldo Pinho, Evangelizar numa sociedade secular II
- Diálogo com o conferencista
13.00 h: Almoço
14.30 h: António Abel Canavarro, Nova Evangelização: O desafio dos Movimentos Eclesiais
15.30 h: Painel: Acção Católica, Cursilhos de Cristandade, Equipas de Nossa Senhora, Escuteiros

Quinta-feira, 9 de Fevereiro de 2012 - VILA REAL
10.00 h: D. António Couto, Missão e Nova Evangelização I
11.30 h: D. António Couto, Missão e Nova Evangelização II
- Diálogo com o conferencista
13.00 h: Almoço
14.30 h: D. José Cordeiro, O Lugar da Liturgia na Nova Evangelização I
15.30 h: D. José Cordeiro, O Lugar da Liturgia na Nova Evangelização II
- Diálogo com o conferencista

Sexta-feira, 10 de Fevereiro de 2012 - VILA REAL
10.00 h - Arlindo Magalhães, Implicações Pastorais da Nova Evangelização
- Diálogo com o conferencista
11.30 h: D. Amândio José Tomás: Evangelização e Missão: Desafios para a Diocese
12.15 h: Eucaristia
13.00 h: Almoço

Vila Real, 14 de Fevereiro de 1012

P. António Abel R. Canavarro

sábado, 4 de fevereiro de 2012

GUIMARÃES, CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA

Nota da Igreja Católica em Portugal
Guimarães, Capital Europeia da Cultura
Na ocasião em que a cidade de Guimarães se torna capital europeia da cultura, a Igreja em Portugal, através do seu Secretariado da Pastoral da Cultura, vem publicamente manifestar a sua viva alegria e associar-se a quantos vivem este momento com entusiasmo e esperança.
“É próprio da pessoa humana necessitar de cultura”, recordava o Concílio Vaticano II. É importante que olhemos assim para a cultura: como uma necessidade humana de primeira grandeza e nunca como um acessório eventual. De facto, a cultura é um espantoso laboratório de vida nas diversas formas em que a criação se expressa. Ela permite-nos o reencontro profundo, e sempre novo, não só com a herança de gerações, mas também com o nosso próprio presente que, sabemos, ficaria incompleto se não nos estimulasse, a todos, a fazer a experiência efetiva da sabedoria e da beleza.
Neste momento saudamos de uma forma particular os artistas e agentes culturais. A nossa sociedade precisa dos artistas. Todos temos uma dívida de gratidão por quantos e quantas através das suas obras dão corpo às grandes aspirações humanas e espirituais. Num tempo de crise económica, que toca a todos, é fundamental que o trabalho dos artistas seja considerado na sua dignidade.
Fazemos votos que Guimarães, já berço da nossa nacionalidade, represente nesta hora nacional um testemunho de vitalidade, de confiança no talento dos jovens e de encontro na alegria, que é o sal da vida.
O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura

© SNPC 21.01.12